ID Jovem 2020

O governo federal sempre está buscando novas medidas e programas para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda. Existem diversos programas federais como Bolsa Família, Telefone Popular e também o ID Jovem 2020. O ID Jovem 2020 é um programa criado para levar melhorias aos estudantes brasileiros. Você vai entender melhor nos próximos tópicos para que ele serve, como funciona, quem pode participar do programa, como fazer, benefícios e muito mais. Acompanhe!

ID Jovem 2020

ID Jovem 2020


Como Funciona o ID Jovem 2020

Criado em 2016 pelo governo federal, o ID Jovem tem o objetivo de ampliar os direitos dos jovens. O ID Jovem é um programa que atende jovens de baixa renda para dar mais acesso à eles em shows, espetáculos, teatro, dança, jogos, viagens interestaduais etc com descontos.

No entanto, o ID Jovem 2020 exige algumas regras para aprovar o uso do programa pelos jovens. Vamos ver nos próximos tópicos quais são essas regras e se você se encaixa nela para poder pedir o seu cadastro e aprovação. Mesmo o jovem que não esteja trabalhando ou estudando pode receber este benefício.

Fique por dentro de outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal:


Quem pode fazer o ID Jovem 2020

Vamos falar agora as regras em detalhes de quem realmente pode participar do ID Jovem 2020. Vamos falar das regras abaixo para você ficar por dentro do programa e, se encaixar nas regras, fazer logo o seu cadastro:

  • O jovem precisa estar na faixa entre 15 a 29 anos;
  • A família do jovem tem que ter uma renda dentro de dois salários mínimos;
  • Antes de fazer o cadastro no ID Jovem, o jovem precisa estar cadastrado antes no CadÚnico 2020 (com dados atualizados), que é o cadastro único do governo federal de todos os programas sociais.

O ID Jovem é uma grande oportunidade que jovens de baixa renda têm para frequentar espaços culturais, educacionais, de entretenimento e até mesmo viagens interestaduais para diversos fins.


Como fazer a Identidade Jovem 2020

Antes de fazer o seu cadastro no ID Jovem 2020, o jovem precisa fazer o seu cadastro no CadÚnico, que é o cadastro único do governo federal, como dissemos anteriormente.

Para isso é preciso que o jovem busque na sua cidade ou na região mais próxima o órgão do CRAS, que é um Centro de Referência de Assistência Social do seu município ou Estado.

O jovem precisa levar no CRAS (o mesmo local de cadastro do Bolsa Família) os seus principais documentos, como:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • E também a identificação dos outros membros da família.

Após o registro no cadastro único, o jovem então pode fazer o seu cadastro no ID Jovem. É preciso também que o jovem tenha em mãos o seu número do NIS. Veja o passo a passo como prosseguir:

Primeiramente é preciso acessar o link https://idjovem.juventude.gov.br/, que é o portal da Secretaria Nacional da Juventude;

  • Clique na opção “Emitir ID Jovem”;
  • Insira os dados solicitados;
  • Insira uma foto recente da sua face;
  • Escolha “Gerar ID Jovem”;
  • Um cartão virtual será gerado para você usar diversos lugares.


Benefícios do ID Jovem 2020

Com o ID Jovem 2020, o jovem tem diversas vantagens exclusivas para ter mais acesso a shows, cinema, teatro, dentre outras programações culturais e de entretenimento. Veja:

  • O jovem tem direito a meia-entrada em shows, jogos, teatro etc;
  • Pode fazer viagens interestaduais de forma gratuita.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply